sexta-feira, 21 de agosto de 2009

POLÍTICA - OPOSIÇÃO

Minha modesta opinião.
Será que nossos políticos sabem fazer realmente OPOSIÇÃO ?
Comento como parâmetro nossa Divinópolis. Não faço parte de nenhum partido político, porém trabalhei na Câmara Municipal por aproximadamente 05 anos. Funcionário terceirizado. E conheço muito bem o meio em questão. Pois bem. Chega ser engraçado a questão da oposição. Hoje se sou oposição, critico a tudo e a todos e amanhã quando estou no governo, acabo fazendo as mesmas coisas que eu criticava num passado tão próximo.
Pergunto: Por que?
Porque ser governo não é nada fácil, o fácil é ser oposição, é criticar, é ver os defeitos, é ser do contra, com raríssimas exceções.
Cito alguns exemplos:
O futebol - a maioria dos torcedores enxerga só defeito no adversário e esquece do seu time, só ele tem que ganhar.
A religião está indo para o mesmo caminho.
As pessoas vão tomar uma cervejinha no bar, e na grande maioria a conversa é falar dos defeitos dos "amigos" do trabalho. Ninguém, mas ninguém senta no bar na roda de "amigos" e começa a conversa: "Gente, hoje vamos cada um falar de nossos defeitos e não de quem não está presente". Isso não acontece.
Simplificando, na política é a mesma coisa. Que tantas coisas nosso Presidente faz hoje em dia que criticava alguns anos atrás? E a oposição dele hoje, que há pouco tempo estava no Poder?
Em nossa Divinópolis é a mesma coisa.
Porém, vale ressaltar que há oposições inteligentes, fiscalizadoras, que tem opiniões formadas.
O Governo tem que trabalhar para a cidade. (ponto)
A oposição precisa aprender a fiscalizar de uma maneira clara, transparente, coerente, opinativa e alerta, porém é preciso elogiar, parabenizar, valorizar as benefeitorias que estão sendo realizadas.
Hoje em Divinópolis, estão sendo feitas algumas melhorias, e tenho certeza que haverá muito mais. Gosto muito do sistema que está, de descentralizar as empresas, as atividades para regiões mais distantes do Centro. É somente assim e como novas empresas que a cidade irá crescer.
Quem dera se viesse uma boa empresa pra região que resido (Sagrada Família)! Como iria trazer benefícios diretos e indiretos. Novos negócios iriam surgir, como novas padarias, farmácias, restaurantes, etc. É assim que as grandes cidades cresceram. E estou bastante otimista quanto a isto.
Francamente, chega a dar dor no estômago, ler um site como o Diário do Poste! Quem ler, acha que estamos vivendo na pior cidade do mundo. Só crítica! Deus nos livre!
Temos que dar Graças a Deus que pelo menos nestes 07 meses e pouco de governo, não estamos vendo obras nos passeios centrais da cidade. Porque vou te contar, que coisa chata essa de entra governo e sai governo, mudam os passeios do centro.
E viva o otimismo, e viva a vida!
Abraços,
Critiquem, opinem, sugerem! Só não vale ofender.
Significado de Oposição
Oposição - é o ato ou efeito de opor ou colocar contra de algo ou alguém.
Na Astronomia refere-se ao momento em que dois corpos estarão alinhados num ângulo de 180° em relação ao observador.
Na linguagem jurídica, significa um dos casos em que se pode dar a intervenção de terceiros no decurso de uma ação. O opoente visa defender um direito seu que está sendo disputado por outras pessoas.
Em política refere-se ao partido ou grupo de partidos que intitulam-se contrários ao governo.
Em regimes de governo bipartidários a posição de cada partido político fica sempre estabelecida entre o partido da situação (partido do governo) e partido da oposição. Em regimes multipartidários a cada eleição os partidos dividem-se em partidos de situação, oposição e independentes.
Há várias formas de se fazer oposição, seja institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o parlamento) ou não-institucional, até formas mais radicais como a subversão e o terrorismo.
Formas de oposição
* Dissidência
* Desobediência civil
* Clandestinidade
* Subversão
* Rebelião
* Terrorismo

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. Acho que se tivéssemos uma oposição pró-ativa, teríamos um governo sem interesse, participativo e mais objetivo.
    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.