quinta-feira, 27 de agosto de 2009

REDES SOCIAIS - TWITTER

REDES SOCIAIS

Perfis falsos no Twitter: você sabe reconhecer?

Perfis falsos de celebridades transbordam no Twitter. Mas há alguns falsos com tweets que valem a pena.

PASSARINHO PIRATA: para tentar orientar os usuários, o Twitter criou um selo de autenticidade para os perfis de famosos. O fato é que alguns falsos são melhores que os verdadeiros

Tava fácil demais. Com um clique no Twitter, você recebia um passe para acompanhar a vida de gente como José Serra, Luciano Huck e Xuxa. Beleza, mas daí você depara com um texto assim:

"Vou enfiar a cara na cachaça porque o Timão perdeu", hospedado em um suposto perfil do presidente Lula.

Apesar de não necessariamente serem falsos, tweets como esse fizeram muito integrante do site de microblogs se perguntar: quem eu estou seguindo é quem eu estou seguindo? Em muitos casos, não. Em agosto, o ator Wagner Moura apareceu na Folha de S.Paulo segurando um cartaz onde alertava que não possuía Orkut, Facebook ou Twitter.

Como saber se um perfil é confiável? Para tentar orientar seus usuários, o próprio Twitter criou um selo de autenticidade para os perfis de famosos. Iniciativa louvável, mas incompleta, pois a inexistência do selo não quer dizer que a conta seja falsa. E os perfis verdadeiros sem o carimbo se contam aos milhares.

Outra maneira para perceber perfis fakes é fazer um caminho tortuoso, mas certeiro: pesquisar antes nos sites oficiais das pessoas se há um link que direcione para o Twitter. Fora essas técnicas, o último recurso é o bom-senso. Com ele, dá para perceber se a celebridade tem a inteligência (ou falta de), o humor e o discurso dos tweets espalhados pelo seu perfil.

Ah, e não dispense o perfil só porque ele é falso. Tem alguns em que os "ghost writers" são tão bons que os famosos de verdade jamais seriam capazes de superar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.