quarta-feira, 29 de abril de 2009

TECNOLOGIA - TWITTER

60% dos internautas desistem do Twitter após um mês no site, diz estudo
Segundo Nielsen Online, índice de retenção fica em 40%.
Para especialista, número de novos usuários não compensará os perdidos.

Twitter tornou-se a mais nova sensação das redes sociais.
As pessoas que usam o serviço de microblog Twitter hoje podem desistir do serviço amanhã, de acordo com dados que questionam o sucesso a longo prazo da mais recente sensação das redes sociais.

Dados da Nielsen Online, que mede o tráfego da internet, constataram que mais de 60% dos usuários do Twitter deixaram de usar o site gratuito um mês depois de aderirem.

"O índice de retenção de audiência do Twitter, ou a porcentagem dos usuários em um determinado mês que continuam a usar o site no mês seguinte, é atualmente da ordem de cerca de 40%", informou David Martin, vice-presidente de pesquisa primária da Nielsen Online, em comunicado."Pela maior parte dos 12 meses passados o Twitter manteve índice de retenção da ordem de 30%", acrescentou.

Sucesso

O Twitter foi criado três anos atrás como um serviço de internet que permite que as pessoas acompanhem mensagens de no máximo 140 caracteres, ou "tweets", de amigos ou celebridades, que podem ser lidos em computadores ou em aparelhos portáteis, como telefones celulares.

Mas o serviço vem desfrutando de um surto recente de popularidade devido à adesão de celebridades como o ator Ashton Kutcher e a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, que o elogiaram publicamente e enviam "tweets" para alertar os leitores sobre notícias urgentes ou informá-los quanto às atividades mais mundanas dos remetentes.

O presidente norte-americano, Barack Obama, usou o Twitter durante a campanha eleitoral do ano passado, e outras celebridades no Twitter incluem o astro do basquete Shaquille O'Neal e as cantoras Britney Spears e Miley Cyrus.

O Twitter é uma empresa de capital fechado e não revela seu número de usuários, mas de acordo com a Nielsen Online recebeu mais de 7 milhões de visitantes em fevereiro deste ano, ante 475 mil em fevereiro do ano passado. No entanto, Martin diz que um índice de retenção de 40% limitaria o crescimento do site a um alcance de 10%, no longo prazo.

"Simplesmente não existem usuários novos suficientes para compensar os perdidos, depois de um certo ponto", afirmou ele.


Fonte: www.g1.com.br

quinta-feira, 16 de abril de 2009

TECNOLOGIA

Dá pra pegar vírus ao entrar no Orkut?

Aviso do antivírus é o mesmo que infecção? Você pode ser infectado ao logar no Orkut? Existe um vírus que danifica a fonte de alimentação? É seguro instalar as atualizações do Windows? É normal ser reinfectado pelo Conficker em um computador que está em rede? Confira as respostas para essas perguntas abaixo.

Sinal de antivírus é o mesmo que infecção?
Quando o antivírus dá sinal de vírus significa que a praga já entrou no sistema ou ainda “quer entrar”?

Pode ser tanto um caso como o outro, ou ainda, não significar nada. Por exemplo, se você insere um pen drive infectado, o antivírus pode conseguir bloquear o vírus antes de ele executar, impedindo a infecção. Se o antivírus for um pouco mais lento, detectará o arquivo apenas após a infecção.

Em outra situação, pode acontecer de um site malicioso tentar infectar seu computador. Mas, como você já tem as atualizações instaladas para se proteger, ele não conseguirá fazer isso. No entanto, o antivírus ainda irá gerar um alerta, identificando um arquivo que, para o seu sistema, é inofensivo.

Uma pista que pode ser útil é verificar o local onde se encontra o arquivo detectado. Por exemplo, se você acabou de inserir um pen drive e o antivírus detectar um arquivo na unidade associada com ele, é bem provável que seja um vírus tentando infectar o computador. Porém, se o arquivo já for detectado no seu disco rígido, é mais provável que a infecção já tenha ocorrido.

No caso de sites na internet, os vírus que “entram” normalmente passam primeiro pela pasta de arquivos temporários, e a identificação de um vírus nessa pasta logo após a visita a um site pode significar uma infecção bloqueada.

Outro exemplo é se o antivírus detectar um problema em um arquivo que você ainda não abriu, mas estava prestes a fazê-lo. É sinal de que o vírus está naquele arquivo e ainda não “infectou” o sistema, mas é bem provável que ele seria capaz de fazer isso.

Vírus que queima fonte de alimentação

Já ouvi falar que vírus podem até queimar fontes e placas do computador. Isso é verdade?

Não se tem conhecimento de pragas digitais que possam causar danos físicos a fontes de alimentação. Não existe um vírus que faça isso, Jefferson. Quando for possível, provavelmente será devido a algum problema na própria placa ou na fonte. Até hoje, no entanto, não se tem notícia de qualquer vírus que consiga essa façanha.

Vírus no Orkut e outros websites
Ao fazer login no orkut corro o risco do meu computador ser infectado por vírus?

Sites como o Orkut, que recebem uma grande variedade de conteúdos dos seus usuários, possuem como desafio filtrar tudo o que é recebido para garantir que nenhum código malicioso seja executado pelo seu navegador.

No entanto, códigos nas páginas de internet, como o Orkut, só são capazes de fazer coisas “maliciosas” dentro do próprio site. Ou seja, o máximo que uma falha no Orkut permite é que alguém consiga alterar seu perfil, espalhar alguma mensagem que envie o referido código adiante, entre outras. O Orkut já sofreu vários ataques desse gênero, assim como outras redes sociais.

Especificamente, não depende apenas do Orkut, mas do seu navegador. Para que um vírus seja instalado no seu computador, além de o site ter um problema, também é preciso que o programa que você usa para navegar na rede (Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari, Chrome, etc) contenha alguma vulnerabilidade.

Em outras palavras, o Orkut (e qualquer outro site, vale ressaltar) pode ter falhas que permitem que o seu navegador seja explorado, para daí um vírus infectar seu computador.

Para se prevenir disso, a dica é a mesma que já foi mencionada várias vezes aqui na coluna: mantenha o navegador web e todos os plugins (Flash, reprodutor de conteúdo multimídia, leitor de PDF, entre outros) sempre atualizados. Isso garante que você esteja protegida contra todas as falhas conhecidas, minimizando muito as chances de ser atacada.

Em uma situação normal e ideal – a maioria do tempo – nem o site, nem o seu navegador devem apresentar uma vulnerabilidade grave que permita isso acontecer.

Atualizações prontas para instalar

Minhas atualizações estão sempre prontas, mas eu não instalo porque tenho medo de clicar. O que fazer?

Além de aceitar as atualizações automáticas, o Microsoft Update e o Windows Update pode ser usados. Eles estão acessíveis pela opção Windows Update do menu Iniciar do Windows XP. Simplesmente clique e permita a instalação. Às vezes, algumas atualizações necessitam que você aceite algum acordo de licença específico, por ter comportamento diferenciado. Normalmente, a confirmação não será necessária novamente. Em outro pacotão, a coluna recomendou uma configuração totalmente automática das atualizações e explicou essa questão.

Acaba aqui o pacotão desta semana. Se você tem uma dúvida ou sugestão de pauta, deixe-a nos comentários. A coluna volta já na sexta-feira (17) com as principais notícias de segurança da informação que circularam na semana. Até lá!


Fonte: www.g1.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2009

TECNOLOGIA - O que é: Blu-Ray

Disco óptico de última geração, lançado no mercado em 2003, o Blu-Ray é a tecnologia criada originalmente pela Sony que pretende substituir o DVD nos próximos anos. Cada disco tem a mesma dimensão de um DVD, mas tem capacidade para gravar seis vezes mais informações (vídeo, áudio ou dados de computador) que seu antecessor.

O nome é uma referência à cor do laser utilizado para ler os discos. Entre 2003 e 2008, o Blu-Ray enfrentou a concorrência do HD-DVD, da Toshiba, que se apresentava como outra opção para substituir o DVD.

Em fevereiro de 2008, a Toshiba anunciou oficialmente que não iria mais desenvolver o produto, abrindo o caminho para que o Blu-Ray se popularizasse.


Fonte: www.g1.com.br

TECNOLOGIA - O que é WEB 2.0

O QUE É WEB 2.0?

É o nome que se dá a padrões de tecnologia, design e usabilidade que dominaram boa parte dos serviços de internet no início do século XXI. O termo foi criado pelo empresário irlandês Tim O'Reilly para descrever sites que investiam em interatividade com o usuário como serviços de blogs, redes sociais, índices de navegação e indexação coletiva (tags), páginas de edição coletiva (wiki) e compartilhamento de conteúdo.

O termo Web 2.0 também é utilizado para classificar sites que seguem tendências de design mais 'limpo' e 'leve', utilizam tecnologias recentes como Ajax, CSS e XML, e adotam um ciclo de produto batizado de 'beta perpétuo', ou seja, estão sempre em fase de testes e introduzindo novas funções.

São considerados as grandes destaques da web 2.0 serviços como Wikipedia, Digg, YouTube, eBay, del.icio.us e Google Earth.


Fonte: www.g1.com.br

TECNOLOGIA

Comportamento em redes sociais é parecido com o da vida real, diz estudo

Pesquisa de Harvard, ainda em andamento, analisou uso do Facebook.
Análise indica que popularidade e timidez se mantêm nos dois ambientes.

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o perfil dos internautas nas redes sociais é bastante parecido com o de suas vidas fora do ambiente virtual. Ou seja: se alguém é popular na universidade, é provável que essa pessoa também tenha muitos amigos no Facebook, MySpace ou Orkut. E se ela é tímida nas ruas, o mesmo comportamento será repetido nos sites de relacionamento.

As conclusões foram divulgadas recentemente pelo jornal espanhol “El País”, que teve acesso à primeira parte completa do estudo. Ainda em andamento, a pesquisa “Tastes, Ties and Time” -- restrita somente ao uso do Facebook -- teve início em 2006 e será realizada até o segundo semestre de 2009. Os quatro anos referem-se ao tempo do curso de graduação em uma instituição de ensino nos EUA, que não teve seu nome divulgado, onde 1.640 estudantes já participaram da pesquisa.

“Em frente ao computador, acredito que as pessoas dizem muito mais a verdade do que mentem. Ainda que a gente coloque nosso melhor no perfil virtual, também é algo que fazemos na vida real, quando saímos para paquerar ou enviamos um currículo”, afirmou ao “El País” Marcos González, um dos pesquisadores do estudo de Harvard.

Afinidade

Ainda de acordo com ele, essa análise com 1.640 estudantes (1.446 com perfis públicos no Facebook, 152 com perfis privados e 42 sem perfis) indica que a raça pode ser um fator importante na hora de se relacionar socialmente no ambiente virtual.

Os negros têm mais contato com os negros, os orientais com os orientais e os brancos com brancos -- de acordo com o estudo, este último grupo é o que tem contatos racialmente menos diversificados. Os negros, ao contrário, tendem a se relacionar mais com outras raças. Um trecho do estudo ao qual o G1 teve acesso indica que, dos 1.640 voluntários analisados (97,4% com perfis no Facebook), havia 999 brancos, 343 asiáticos, 143 negros e 93 hispânicos, entre outros. Do total, 819 eram homens e 821, mulheres.

Outra curiosidade levantada pela primeira etapa do trabalho é o fato de as mulheres terem geralmente menos amigos virtuais que os homens. Além disso, os gostos culturais de um indivíduo pode ser determinante para a quantidade de contatos on-line que ele terá: os fãs de rock são mais populares do que os de música dodecafônica, por exemplo. “Isso sugere que o número de amigos depende da familiaridade que um usuário tem com a cultura daqueles que o rodeiam”, explicou González ao “El País”.


Fonte: www.g1.com.br

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Por favor, leia até o final e colabore. Vamos começar já esta campanha!

GASOLINA - vamos deixar ir a R$ 3,00 o litro? (Mensagem recebida por e-mail)

GASOLINA (GNV, DIESEL e ÁLCOOL)

Como poderemos baixar os preços???

NÃO DEIXE DE LER ...

Voce lembra do Criança Esperança?

A UNICEF e a Rede Globo abriram as pernas...

Foi a força da Internet contra uma FÁBRICA DE DINHEIRO

que DESCOBRIU-SE nunca chegar a quem de direito.

Então continue a ler

Não deixe de participar, mesmo que vc HOJE não precise abastecer seu carro com gasolina!!

Mesmo que voce não tenha carro, saiba que em quase tudo que voce consome, compra ou utiliza no seu dia-a-dia, tem o preço dos transportes, fretes e distribuição embutidos no preço de custo e consequentemente repassados a voce.


Voce sabia que no Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo) a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool

Na Argentina, Chile e Uruguai que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool

QUAL É A MÁGICA ??

Voce sabia, que já desde o ano de 2007 e conforme anunciado aos "quatro ventos" pelo LULA e sua Ministra DILMA... o Brasil já é AUTO-SUFICIENTE em petróleo e possui a TERCEIRA maior reserva de petróleo do MUNDO

Realmente, só tem uma explicação para pagarmos R$ 2,50 o litro, a GANÂNCIA do Governo com seus impostos e a busca desenfreada dos lucros exorbitantes da nossa querida e estimada estatal brasileira que refina o petróleo por ela mesma explorado nas "terras tupiniquins"

CHEGA !!!

Se trabalharmos juntos poderemos fazer alguma coisa.

Ou vamos esperar a gasolina chegar aos R$ 3,00 o litro?

Mas, se você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso promover alguma ação lícita, inteligente, ousada e emergencial.

Unindo todos em favor de um BEM COMUM !!!

Existia uma campanha que foi iniciada em São Paulo e Belo Horizonte que nunca fez sentido e não tinha como dar certo.

A campanha: "NÃO COMPRE GASOLINA" em um certo dia da semana previamente combinado,

que foi popular em abril ou maio passado.

Nos USA e Canadá a mesma campanha havia sido implementada e sugerida pelo próprios governos de alguns estados aos seus consumidores, mas as Companhias de Petróleo se mataram de rir porque sabiam que os consumidores não continuariam "prejudicando a si mesmos", ao se recusarem a comprar gasolina. Além do que, se voce não compra gasolina hoje... vai comprar MAIS amanhã. Era mais uma inconveniência ao próprio consumidor, que um problema para os vendedores.

MAS houve um economista brasileiro, muito criativo e com muita experiencia em "relações de comércio e leis de mercado", que pensou nesta idéia relatada abaixo e propôs um plano que realmente funciona.

Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem milhões e maioria, controlam e ditam as regras do mercado, e não os VENDEDORES que são "meia-dúzia".

Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!

O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz, na parte mais sensível do corpo humano:

o BOLSO.

Será não comprando a gasolina deles!!!

MAS COMO ??!!

Considerando que todos nós dependemos de nossos carros, e não podemos deixar de comprar gasolina, gnv, diesel ou álcool.

Mas nós podemos promover um impacto tão forte a ponto dos preços dos combustíveis CAIREM, se todos juntos agirmos para

FORÇAR UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.

É assim que o mercado age!!!

Isso é Lei de Mercado e Concorrência

Aqui está a idéia:

Para os próximo meses (ABR-MAI...)não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR).

Se ela tiver totalmente paralisada a venda de sua gasolina, estará inclinada e obrigada, por via de única opção que terá, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.

Se ela fizer isso, as outras companhias (Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc...)terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias de mercado.

Isso é absolutamente certo e já vimos várias vezes isso acontecer!

CHAMA-SE LEI DA OFERTA E DA PROCURA

Mas, para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás.

É realmente simples de se fazer!!

Continue abastecendo e consumindo normalmente!!

Basta escolher qualquer outro posto ao invés de um BR (Petrobrás).

Porque a BR?

Por tratar-se da maior companhia distribuidora hoje no Brasil e consequentemente com maior poder sobre o mercado e os preços praticados.

Mas não vá recuar agora...
Leia mais e veja como é simples alcançar milhões de pessoas!!

Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas.

Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos, dez pessoas a mais (30 x 10 = 300) e se cada um desses 300 enviar para pelo menos mais dez pessoas,

(300 x 10 = 3.000), e assim por diante, até que a mensagem alcance os necessários MILHÕES de consumidores!

É UMA "PROGRESSÃO GEOMÉTRICA"

QUE EVOLUI RAPIDAMENTE

E QUE VOCE CERTAMENTE JÁ CONHECE !!

Quanto tempo levaria a campanha?

Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas

A estimativa matemática (se voce repassá-la ainda hoje) é que dentro de 08 a 15 dias, teremos atingido, todos os presumíveis 30 MILHÕES* de consumidores da Petrobrás (BR), (fonte da ANP - Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

Isto seria um impacto violento e de consequências invariavelmente conhecidas...

A BAIXA DOS PREÇOS

Agindo juntos, poderemos fazer a diferença.

Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte.

PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA

ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES RAZOÁVEIS!

ISTO REALMENTE FUNCIONA.

VOCÊ SABE QUE ELES AMAM OS LUCROS SEM SE PREOCUPAREM COM MAIS NADA!

O BRASIL CONTA COM VOCÊ!!!


Fonte: Mensagem recebida por e-mail de amigos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA 01/04/09

Caros amigos,

Pergunta:

Qual a diferença entre o jogo da Seleção Brasileira contra o Peru, do jogo contra o Equador?

Resposta:

No Jogo: Seleção Brasileira x Equador, o Equador jogou como a Seleção Brasileira deveria jogar sempre. Correndo muito, toques rápidos rumo ao gol, com vontade de vencer, marcação bem razoável e muita vontade de fazer gols.

E no jogo da Seleção Brasileira x Peru, o Peru jogou como o Brasil jogou contra o Equador, de forma medíocre. E o Brasil sim, apesar da fragilidade do adversário, mostrou vontade, toque rápidos, garra, determinação, apesar de algumas falhas.

É bom ressaltar: Robinho e Ronaldinho Gaúcho na seleção deixa muito a desejar, muito mesmo. Gilberto Silva já passou do tempo. E o Miranda como joga, que segurança, que categoria.

Aproveite e deixe sua opinião! O que vc achou do jogo?

OPINE!

Adriano Bravim

quarta-feira, 1 de abril de 2009

TECNOLOGIA - PODEROSO VIRUS PODE ATACAR HOJE 1º ABRIL 2009

Computadores estão em perigo neste 1º de abril
Poderoso vírus, o ‘Conficker’, pode sofrer mutação nesta quarta.
Programa rastreia senhas e dados pessoais.

Alerta para o 1º de abril, e que não é piada. Alguns dos maiores fabricantes de software do planeta temem ataques de um poderoso vírus de computadores. Existe até uma recompensa de mais de R$ 500 mil para quem der informações que levem aos criadores da praga digital, batizada de “Conficker”. Portanto, se alguém disser que seu computador está em risco, acredite.

Segundo empresas especializadas em antivírus, máquinas do mundo inteiro estão sob a ameaça de um dos vírus mais perigosos dos últimos anos. Descoberto no ano passado, o Conficker está programado para sofrer uma mutação nesta quarta-feira (1º).

“O principal objetivo dessa ameaça é fazer a coleta de dados pessoais, senhas bancárias, cartões de crédito. No mercado de cyber criminosos, onde essas informações são realmente comercializadas para fazer fraudes eletrônicas no mercado de forma geral”, explica o especialista em segurança, Otto Stoeterau.

Uma empresa de segurança monitora 30% do tráfego de internet do mundo. O mapa da América do Sul mostra os ataques a computadores. Nesta quarta, a quantidade pode ser bem maior. O vírus é tão sorrateiro, que fica difícil calcular quantos computadores podem ser infectados.

Conheça os vírus que mudaram o mundo da segurança virtual Vírus que infectou milhões de PCs pode atacar em 1º de abril Argentinos criam vírus que se aloja na placa-mãe do PC Pacotão de segurança: antivírus para celulares e impressão digital como senha Saiba como evitar vírus e golpes nas redes sociais Pacotão de segurança: vírus em redes e atualizações automáticas

O Conficker é altamente contagioso. Chega via e-mail, e, uma vez instalado, se espalha para todos os outros que estiverem em rede. O internauta nem percebe a presença dele. O Conficker fica escondido, pulando de uma pasta para a outra, pronto para roubar os dados pessoais.

Mas ainda dá tempo de se proteger. O consultor em tecnologia, José Antonio Scodiero tem quatro computadores em casa e segue a cartilha de recomendações para não deixar as máquinas vulneráveis aos ataques de vírus. “É muito importante você não ter nenhum software pirata nos teus computadores, ter a atualização dos sistemas operacionais sempre feitas e garantir que você tenha em todos os computadores os softwares de antivírus e atualizados”, afirma.

O poder do vírus é tão grande que a Microsoft está oferecendo uma recompensa de US$ 250 mil dólares a quem tiver pistas sobre os criadores e distribuidores do Conficker.


Fonte: www.g1.com.br