quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cozinha/Comida e Fogão à Lenha


O jeito certo de cozinhar macarrão

Até o simples prato tem segredinhos para ficar perfeito. Veja dicas de preparo da massa, receitas de molhos e como servir

Alguns cuidados básicos ao se preparar a massa garantem uma receita de sucesso

Não pense que, para fazer macarrão, basta apenas adicionar massa à água fervente. A história não é bem assim. O prato predileto dos que têm pouca intimidade com o fogão exige alguns cuidados para ficar gostoso. Confira 10 preciosas dicas do banqueteiro João Belezia e de Beto Fernandes, do restaurante italiano Milano Doc, no Rio de Janeiro, e faça o prato de massa virar receita de sucesso. Veja também os segredos de preparo de tradicionais e queridos molhos.

1. Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem.

2. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.  Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, ela demora mais para esquentar.

3. Para saber se a massa está no ponto, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só.

4. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso,  o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Normalmente os fios grudam quando começam a cozinhar. É necessário soltá-los com ajuda de um garfo longo.
Divulgação
A massa preparada deve ficar solta e al dente
5. Se o macarrão não couber inteiro na panela,não é necessário quebrá-lo. Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Mexer com um garfo ajuda no processo.

6. Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior.

7. Use sempre panelas grandes, com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte.

8. O espaguete é o macarrão mais versátil de todos, diz João. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos como, por exemplo, com frutos do mar, bacalhau, trufas. 

9. Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada. Caso contrário, escorra o macarrão e misture o molho desejado. Vale guardar um pouquinho da água de cozimento para se precisar umedecê-lo.

10. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servir com seu molho de preferência, passe ele rapidamente por água fervente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.