segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VOCÊ SABE FAZER NETWORKING?

ISSO FUNCIONA

7 dicas para iniciar um networking e se manter em evidência na busca por oportunidades.


1- Crie um e-mail para assuntos profissionais e use-o para contatos de sua carreira.

2- Com o mesmo e-mail, crie contas em programas de mensagens instantâneas e se inscreva em grupos de discussão ligados a sua carreira.

3- Inscreva-se em redes sociais específicas, como a profissional Linkedin, e abrangentes, como orkut, Facebook e Twitter.

4- Monte um blog ligado aos seus interesses profissionais e o atualize com frequência.

5- Seja atuante em redes sociais, grupos de discussão, blogs e sites ligados ao assunto de seu interesse.

6- Seja interessante e mostre-se interessado pelas opiniões alheias. Deixe que os outros saibam o que você pensa a respeito da carreira.

7- Contate formalmente as pessoas mais atuantes ou interessantes nos grupos de que participa e estreite a relação com conversas formais por e-mail, mensagens instantâneas ou outras ferramentas.

ISSO NÃO FUNCIONA

7 falhas que você deve evitar para que sua imagem não fique arranhada na rede de contatos.

1- Erros de português. Ao enviar mensagens, fazer considerações, publicar conteúdo ou atualizar seu perfil em redes sociais, capriche no português.

2- Imagem pessoal. A aparência é importante em um relacionamento profissional. Por isso, evite publicar fotos pessoais em situações pouco ortodoxas, mas não deixe de mostrar sua vida social se for o caso.

3- Intolerância. A troca de experiência e de informações é uma via de duas mãos. Saiba respeitar quem tem opiniões diferentes da sua e não se inflame em fóruns públicos.

4- Bajulação. Tenha bom senso ao se comunicar com seus contatos. Forçar amizades inexistentes ou fazer elogios exaltados pode afastar as pessoas.

5- Impessoalidade. Mensagens podem ter um formato padrão, mas o ideal é que o conteúdo seja específico para quem recebe - quem lê, deve ter a sensação de que aquela mensagem foi escrita para ele.

6- Spam. Não mande mensagens em massa, com todos os destinatários exibidos. Pior ainda se o conteúdo for seu currículo ou uma frase do tipo "Quero um emprego. Você tem uma vaga para mim?"

7- Insistência. Se você entrou em contato com alguém e não obteve resposta, seja paciente e tenha bom senso antes de insistir. Ninguém gosta de ser apressado.

Fonte: Revista Dicas Info - Ed. 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.