segunda-feira, 30 de março de 2009

POLÍTICA - A FARRA É DELES, A CONTA É NOSSA

SENADO FEDERAL

Com benefícios e jeitinhos, 20% dos funcionários concursados do Senado, cerda de 700 pessoas, recebem salários que ultrapassam 25.000 reais - superiores aos dos parlamentares (16.000), ministros do governo (10.000), presidente da República (11.000) e ministros do Supremo Tribunal Federal (24.500).

VEJAMOS OUTROS ABSURDOS:

REEMBOLSO MÉDICO

O Senado mantém um serviço médico com todas as especialidades. Quem prefere se tratar com médicos particulares tem reembolso total das despesas. Em 2008, apenas com reembolsos foram gastos 59 MILHÕES de reais.

HORAS EXTRAS

Cada funcionário pode receber até 2641,93 reais mensais em horas extras. Recebe mesmo sem trabalhar. Em janeiro, durante o recesso do Congresso, foram pagos 6,2 MILHÕES de reais em horas extras a 3883 funcionários.

FARRA DAS GRATIFICAÇÕES

O servidor que exerce função mais importante do que aquela para a qual foi contratado recebe gratificação que varia de 1600 a 4800 reais. A estimativa da direção da Casa é que 90% dos concursados recebam alguma gratificação.

COMISSÕES E CONSELHOS

Cerca de 400 funcionários ganham de 2000a 3000 reais a mais por mês para participar de comissões e conselhos internos, como os de reestruturação de cargos e salários, de preparação de concursos e de catalogação de obras de arte.

15 SALÁRIOS

Os senadores recebem 15 salários por ano. Como as gratificações dos servidores são calculadas em cima da remuneração dos senadores, por três meses eles recebem a gratificação em dobro.

QUINTOS

Funcionários que entraram no Senado até 2001 incorporam definitivamente ao salário-base, depois de cinco anos trabalhados, um quinto do valor das funções comissionadas que exerceram a cada ano, até se completarem dez anos.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Os holerites dos servidores só mostram o salário-base e as funções comissionadas. Horas extras e gratificações não são incluídas, para que os furos no teto salarial do funcionalismo não sejam revelados.

FALTA DE CONTROLE

Não há controle de presença dos funcionários. Isso permite que servidores vivam em outros estados e recebam horas extras indevidamente.

PRESIDENTE DOMINADO

Garibaldi Alves presidiu o Senado por mais de uma ano e não conseguiu sequer ver a lista de funcionários lotados na sala da presidência do Senado.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.