segunda-feira, 30 de março de 2009

SESSÃO: RELEMBRANDO

SAÚDE - RESPIRAR E SONHAR - Publicado na Revista Seleções em Junho 2004

O Brasileiro dorme mal e pouco. Em um estudo realizado pelo Ibope, 79,7% dos 1.999 entrevistados classificaram-se como insones. Nada menos que 42% disseram que cochilam durante o dia.

Mas as doenças do sono não se resumem à insônia. Uma das mais graves causas das noites maldormidas é a apnéia obstrutiva do sono. "Trata-se de uma parada respiratória momentânea durante a noite, que faz com que o paciente fique despertando sem que consiga chegar aos estágios mais profundos do sono", diz o pneumologista Alfredo Leite da Clínica do Sono do Recife. Por isso, durante o dia, essas pessoas se sentem cansadas e estressadas. Em alguns casos, a solução para o problema pode ser cirúrgica. "Mas quando a apnéia é muita severa, as cirurgias para desobstrução da orofaringe e da hipofaringe não são eficazes", afirma o otorrinolaringologista Marcelo Mendonça..

Nesses casos, uma das opções de tratamento é o uso do aparelho CPAP (Pressão Aérea Positiva Contínua), que joga o ar com mais força dentro do nariz, melhorando a respiração do paciente enquanto ele dorme.

Fonte: Diário de Pernambuco - Revista Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.