quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Como ganhar mais 15 anos de (boa)

É simples: basta persistir na manutenção dos bons hábitos_ e desde cedo. A conta foi feita por médicos ingleses, com uma contribuição de especialistas brasileiros.
1- FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE
Uma rotina de exercícios pode prevenir e até modificar o curso de uma série de doenças _ do diabetes aos distúrbios cardiovasculares, da osteporose a diversos tipos de câncer, da depressão e ansiedade aos problemas de sono. A probabilidade de um sedentário morrer antes da hora é 25% maior. Portanto, se você quer viver mais, mexa-se. Em nome da boa saúde, basta meia hora diária de exercício fisíco moderado, cinco vezes por semana.
Quantos anos de vida é possível ganhar com este comportamento => + 3 anos
2- NÃO FUMAR
Elementar, senhores e senhoras. Uma tragada leva aos pulmões quase 5.000 substâncias tòxicas. Pelo menos sessenta delas são cancerígenas. O cigarro está associado a 90% dos tumores malignos de pulmão e aos cânceres de boca, pâncreas, estômago e bexiga. O tabagismo causa também problemas cardiovasculares e enfisema, entre outros males. Além disso, o cigarro diminuia a oxigenação da pele e acentua a quebra das fibras de colágeno. O resultado? Uma fisionomia envelhecida, a pele sem viço e marcada por rugas precoces.
Quantos anos de vida é possível ganhar com este comportamento => +5 anos
3- ALIMENTAR-SE DE FORMA REGRADA - E COM PRAZER
O cardápio ideal não exclui nenhum grupo alimentar. Do total de calorias ingeridas, 60% devem vir dos carboidratos, 30% das gorduras e 10% das proteínas. Dessa forma, o organismo é suprido de todos os nutrientes imprescindíveis para funcionar bem. Alguns alimentos, já se sabe, afastam doenças. Um prato de comida não deve ser encarado, no entanto, como uma prescrição médica. "Coma com ponderação, acompanhado, quando possível, e sempre com prazer" escreve o americano Michael Pollan, no livro Em Defesa da Comida.
Quantos anos de vida é possível ganhar com este comportamento=> +3 anos
4-NÃO LEVARA VIDA A FERRO E FOGO
O bom humor e as emoções positivas nos ajudam a viver mais e melhor. Portanto, relaxe. Reserve diariamente um momento para fazer o que lhe dá prazer. Pode ser passear no parque, brincar com o cachorro, ler um livro, ouvir música, reunir-se com os amigos, meditar... Ter alegria de viver ajuda a normalizar os níveis sanguíneos de adrenalina e de cortisol, os hormônios relacionados ao stress agudo e crônico. Com isso, diminuem os riscos de problemas cardíacos, de comprometimento da memória e de distúrbios do sono.
Quantos anos de vida é possível ganhar com este comportamento=> +1 ano e meio
5- BEBER VINHO - COM MODERAÇÃO
O consumo moderado de vinho aumenta as taxas sanguíneas de HDL, o colesterol bom, evitando assim a formação de trombos - que podem levar ao entupimento arterial e, consequentemente, a infartos e derrames. A bebida é rica em flavonoides, substâncias antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres, preservando as células das lesões típicas do envelhecimento. Mas atenção: não custa repetir que álcool em excesso faz mal danado. Portanto, "moderação" não é mera força de expressão. O consumo de vinho tinto não deve ultrapassar duas taças diárias para os homens e metade disso para as mulheres.
Quantos anos de vida é possível ganhar com este comportamento=> +3 anos
Fonte: Revista Veja - Edição 2094 - Ano 42 - nº 1 - 07/01/09
Digitado por: Júlia Sbampato Bravim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.