quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ENSINO - RISCO DE EXTINÇÃO

PAÍS FORMA CADA VEZ MENOS PROFESSORES, REVELA ESTUDO
Uma conclusão inquietante sobressai da montanha de dados reunidos no censo da educação superior divulgado na semana passada ano a ano cai o número de universitários graduados em cursos que formam professores. Ou, em outras palavras, o país tem cada vez menos profissionais dispostos a ensinar.
Em 2007, ano do censo, 70.507 pessoas concluíram cursos superiores voltados para disciplinas do magistério, como geografia letras, químicas. O número é 4,5% inferior ao de 2006 e 9,3% menor que o de 2005. Em apenas um ano, de 2006 para 2007, a redução foi de 3,3 concluintes.
Para Maria Malavasi, coordenador da faculdade de educação da unicamp entrevistada pela folha de S.Paulo, o "desprestígio", a "falta de respeito social" e os "baixos salários "explicam o crescente desinteresse pela carreira de professor. E, para piorar, muitos dos que se aventuram na área saem mal preparados das universidades. Culpa das faculdades, que não ensinam como se deve dar uma aula, mas também do ciclo vicioso que assola o ensino brasileiro.
"Quem são os alunos que se interessam em fazer pedagogia para virar professor?, questionou no gaucho Zero Hora o professor do Instituto de Psicologia da USP Lino de Macedo. A resposta dele mesmo dolorosa: "Com exceções, são os alunos que tiveram educação básica fraca e se sentem desqualificados para uma faculdade forte, competitiva".
Fonte: Revista da Semana - Fevereiro-2009
Digitado por: Júlia Sbampato Bravim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.