quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CLIENTE ENCANTADO!

AÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA SOBREVIVER NA ERA DO CLIENTE

1- Certifique-se de que sua empresa é efetivamente voltada para os Clientes. Se não for, inicieo processo imediatamente.

2- Identifique claramente seus Clientes. No mínimo, por segmentos; se possível, de forma indvidualizada. Este é o ideal.

3- Busque conhecer - em detalhes - estes segmentos, ou cada cliente de forma particular. Para isto, pergunte/pesquise o que o cliente quer. Por melhor que você seja, não caia na tentação do arrogante erro de pensar que sabe o que o cliente quer.

"Desenvolva a sensibilidade de traduzir expectativas e tendências em produtos e serviços. Antecipe-se, crie, inove. Saia do lugar comum. Como se vê, o Encanto está no diferencial, no fazer diferente".

4- Ouça o cliente sempre. Seus anseios, necessidades e expectativas mudam a toda hora, a todo instante. Matenha o canal aberto, se possível 24 horas por dia.

5- Vá o encontro dos interesses e das expectativas do cliente. Dê, no mínimo o que ele quer. Feito isto, extrapole na medida e na direção correta do encantamento. Avance sempre.

6- Meça e monitore a satisfação do cliente de forma sistemática e periódica. Crie Índices de Satisfação ou encantamento do cliente. Divulgue, promova os resultados alcançados por toda a empresa. Lembre-se: 1º) ninguém pode ficar de fora; 2º) o bom exemplo contamina e atrai os mais refratários.

7- Investigue, busque obsecadamente identificar todas as barreiras e obstáculos que estão dificultando a construção de uma ponte entre o cliente e você. Destrua-os impetuosamente.

8- Crie o máximo de conveniências para o cliente. Olho no mercado! Cheque se as conveniências que você oferece, são "mais convenientes" oferecidas pela concorrência. Dê, no mínimo, um pouquinho a mais. Quando alguém chegar perto, avance "duas casas"!

9- Pense e atue verdadeiramente interessado no seu cliente. Pense no cliente como seu sócio. Como tal, o sucesso dele é condição indispensável para o seu sucesso. Seja um orientador, um conselheiro com que o cliente possa contar sempre. Cultive o prazer em servir. Inverta a meta: Primeiro servir. E o lucro? Este fluirá naturalmente, como consequência.

10- Quando você estiver praticando todas as etapas anteriores, comemore! Você é um sério candidato a ser bem sucedido na Era do Cliente. Mas, atenção! Comemore, mas não descanse. Neste processo, não há tréguas.

Fonte: Extraído do Livro de Sérgio Almeida - Cliente, eu não vivo sem você!

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