segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SHOPPING EM DIVINÓPOLIS? EIS A QUESTÃO!

PQ EM DIVINÓPOLIS O SHOPPING TERRA ESTÁ COM A MAIORIA DAS LOJAS FECHADAS?

Dê a sua opinião. Divinópolis tem mais de 205 mil habitantes e 1 Shopping Center

Depois da crise, mais 60 shoppings vão ser construídos
Todo mês, 325 milhões de pessoas circulam pelos corredores e compram nas mais de 65 mil lojas.
Um bom lugar para passear, fazer um lanche, ver um bom filme e até, quem sabe, fazer compras. O brasileiro gosta tanto de shopping que vem mais um monte por aí. Vão ser construídos mais 60 nos próximos anos.
Depois da crise financeira, muitas empresas que tinham engavetado projetos começam a retomar os investimentos. Mas, se você acha que é só o paulistano que gosta de shopping, está enganado. Por mês, um Brasil inteiro passa pelos corredores dos centros comerciais do país.
Sabe aquela "voltinha" no shopping? “Quando eu não viajo, eu vou para o shopping, nem que seja para bater perna”, diz uma senhora.
Tem gente que vem pagar conta. “É mais fácil, porque eu saio do serviço e não tem nada aberto. Aqui facilita bastante”, explica a modelista Joana Gomes.
Outras pessoas comemoram aniversário de criança. “Ele foi no cinema, depois veio para cá para gente brincar um pouco nos games”, conta um rapaz.
Apesar de toda a agitação, há quem consiga relaxar enquanto espera a mulher. “Dá para a gente se concentrar e ler sossegado, sim. A gente tem bastante tranquilidade nesse ambiente para poder ler”, diz o vendedor Marcelo Ferreira.
O fisioterapeuta André Trotta é capaz de desligar de tudo na cadeira de massagem. “Eu trabalho aqui perto e eu sempre passo aqui pra fazer uma massagem”, conta.
São Paulo é a capital brasileira com o maior número de shoppings. São 49 e, por enquanto, já que os empreendedores acreditam que na cidade sempre há espaço para mais um, nem que seja um de frente para o outro. O consumidor tem que apenas atravessar a rua.
Na mesma região, mais um shopping deve ser inaugurado até o fim do ano. Ao terminar a faculdade de geografia, Giselle Telles quis saber se ainda havia espaço para outras obras. O estudo dela concluiu que existem 19 áreas na cidade com condições para receber um novo empreendimento.
“Ao longo das marginais, ao longo das linhas de metrô ou trem, próximos de terminais de ônibus, em bairros altamente residenciais, de médio e alto padrão e em bairros densamente comerciais”, aponta a geógrafa.
“É a praia do brasileiro. E se você olhar, nas cidades de praia, o shopping também tem movimento do mesmo jeito. Pode mudar uns horários, os horários de pico podem ser diferentes, mas não é a praia do paulistano só, é a praia do brasileiro”, afirma o consultor em shoppings Sérgio Molina.
Em todo o país, existem 385 shoppings centers de acordo com a associação do setor. Todo mês, 325 milhões de pessoas circulam pelos corredores e compram nas mais de 65 mil lojas. E vem mais por aí. “Até o final de 2011, nós vamos ter entre 50 e 60 novos shoppings”, ressalta Sérgio Molina.
Para ganhar a preferência dos consumidores, o jeito será diversificar ainda mais a oferta de serviços e lazer. Um shopping de São Paulo, por exemplo, colocou uma piscina no meio da praça de convivência. Era para atrair as crianças, mas ganhou a família inteira.
“É diferente das outras praças. Geralmente, sempre tem brinquedo, escorregador e essas coisas. Dentro água, é interessante”, comenta a dona de casa Ana Paola Silveira.
“É muito divertido. Pelo jeito que ela está ali se divertindo ,dá vontade de entrar junto”, diz o ferramenteiro Alexandre Ferreira.
Dos quatro shoppings campeões de vendas por metrô quadrado em São Paulo, apenas um fica em um bairro nobre da cidade. Os outros três estão em bairros populares e estão entre as principais opções de lazer das regiões.
Fonte: g1.com

2 comentários:

  1. falta de lojas ancoras, espirito de pobreza da cidade, bairrista que é "enganopolis", medo dos investidores, so valoriza o que é de fora (leia BH) e lojas mediocres e ultrapassadas que ainda vendem neocid para matar piolho e creolina para desinfetar banheiro. Mas o shopping vai dar certo, se todos tiverem persistencia.

    ResponderExcluir
  2. Aparentemente o shopping tem dificuldade de trazer lojas âncoras. O nosso shopping sofre de um círculo vicioso. Se não tem loja ninguém vai, se ninguém vai nenhuma loja vai para lá. Pequenas lojas locais nunca vão sustentar um shopping. Um shopping precisa de âncoras! C&A, Renner, supermercado, loja de construção... daí as lojas locais se aproveitam do movimento destas lojas âncoras. Hoje o nosso shopping é a praça de alimentação mais nada! Eu acredito que é questão de tempo a americanas sair do shopping e aí ele fecha! Se não arrumarem pelo menos duas âncoras e um supermercado o shopping fecha quando acabar o contrato da americanas.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Volte Sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.